Institucional

Quem somos

A Associação Abrigo Vó Tereza, legalmente constituída em 16/06/2000, com sua fundação datada em 12/07/2000 e a inauguração ocorrendo em 17/03/2006, teve sua origem muitos anos antes. Ela foi inicialmente concebida por um dos associados fundadores, o Sr. Aristides Sanches Donha Gusmão, que também desempenhou um papel fundamental na Associação Espírita Beneficente José Sanches Gusman.

Nesse ambiente, a ideia da Associação Abrigo Vó Tereza foi proposta, debatida, amadurecida e estruturada ao longo de anos. Em 16/06/2000, por unanimidade dos associados da Associação Espírita Beneficente José Sanches Gusman, a criação da Associação Abrigo Vó Tereza foi aprovada com entusiasmo, marcando o início dos esforços necessários para sua construção. Portanto, a Associação Abrigo Vó Tereza tem raízes profundas no espiritismo.

De acordo com o Código Civil Nacional, artigo 53, o Abrigo Vó Tereza é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos. Ela é constituída por pessoas unidas para alcançar objetivos sociais comuns, sem o interesse de obter ou dividir resultados financeiros entre si. A Associação planeja e executa projetos nos quais toda a renda proveniente de seu trabalho é completamente reinvestida na realização de seu objetivo estatutário.

A missão da Associação Abrigo Vó Tereza concentra-se na assistência social, especialmente na proteção dos idosos. Ela opera de forma continuada, permanente e planejada na modalidade de ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos). Oferece serviços de alta complexidade, proporcionando moradia para idosos em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal. A Associação busca, de acordo com o CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), apoiar a sociedade e o poder público no enfrentamento da crescente pobreza que afeta cada vez mais pessoas, independentemente de raça.

Serviço Social

Como ILPI – Instituição de Longa Permanência para Pessoa Idosa, o Abrigo Vó Tereza presta serviços de alta complexidade de moradia a idosos em situação de vulnerabilidade social, conforme as diretrizes do CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social. Nossa missão é auxiliar a sociedade e o Poder Público na luta contra a crescente pobreza que afeta pessoas de todas as idades, gêneros e raças.

Mantemos uma ampla e adequada infraestrutura física, juntamente com uma equipe multidisciplinar profissional altamente treinada e dedicada a garantir uma moradia digna para idosos institucionalizados. Nossas instalações priorizam habitalidade, limpeza, higiene, salubridade e segurança, em conformidade com os artigos 37, 48, 49 e 50 da Lei 10.741/2003.

Reconhecemos que o envelhecimento é um processo natural e irreversível que afeta todas as camadas sociais. A institucionalização de idosos frequentemente é uma realidade resultante da falta de uma resposta adequada às suas necessidades dentro de suas comunidades.

Compreendemos que a institucionalização coloca os idosos em um ambiente coletivo com regras uniformes que podem não refletir suas histórias de vida individuais. Isso pode afetar sua identidade, causando sentimentos de alienação, sofrimento e angústia.

Portanto, buscamos tornar a institucionalização a última opção para garantir a continuidade do ciclo de vida com qualidade e dignidade. Embora seja uma forma de escapar da solidão, isolamento e situações de doença quando a família não está disponível, nosso objetivo ideal é permitir que os idosos permaneçam em suas casas o maior tempo possível, dentro de seu ambiente familiar.

Quando a institucionalização se torna necessária, o Abrigo Vó Tereza se esforça ao máximo para tornar a estadia na instituição o mais positiva possível. Buscamos ver o idoso de uma perspectiva que valorize a reta final da vida, promovendo momentos de alegria, satisfação e prazer, compreendendo suas experiências e sentimentos, pois eles vêm de tempos passados. Colocar-se no lugar do idoso é um desafio constante que o Abrigo Vó Tereza abraça como sua missão.

Equipe

Conheça a equipe responsável por cuidar da casa e das moradores com todo o carinho.

Serviços e Atividades

Veja os serviços que prestamos e as atividades que desenvolvemos para o dia a dia das nossas idosas