O papel da enfermagem em Instituições de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI) é compreender o processo de envelhecimento para implementar ações que atendam integralmente às necessidades do idoso, sejam elas expressas ou não. O objetivo principal é preservar ao máximo a autonomia e independência do idoso.
O idoso é o centro das atenções e do cuidado da equipe de enfermagem, que busca constantemente promover sua saúde e bem-estar, priorizando:
- Promoção do Autocuidado: Isso envolve a execução de tarefas, ações de substituição quando necessário, orientação, apoio físico e psicológico, criação de um ambiente que favoreça a saúde e o bem-estar do idoso, além de ensinar e reensinar habilidades.
- Promoção do Bem-Estar: É essencial que o idoso se sinta bem consigo mesmo, tenha liberdade para tomar decisões e alcance um envelhecimento bem-sucedido.
- Promoção de Conforto: Isso inclui a prestação de cuidados de higiene e assistência ao idoso, com o objetivo de promover seu bem-estar.
Sob a supervisão diária do Médico Responsável, a equipe de enfermagem acompanha, orienta e executa cuidados, incluindo a administração de medicamentos, higiene e alimentação. O foco é melhorar o estado clínico do idoso, prevenir doenças e proporcionar assistência humanizada e individualizada. A presença do profissional de enfermagem na vida do idoso contribui significativamente para a melhoria de sua qualidade de vida, assegurando um atendimento acolhedor e integral.