O que é Alzheimer e como prevenir-se dele

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que se manifesta pela deterioração cognitiva da memória, comprometimento progressivo das atividades diárias e alteração de comportamento.

É a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos, sendo responsável por mais de metade dos casos de demência nessa população.

A causa do Alzheimer ainda é desconhecida, porém, acredita-se que ela seja geneticamente determinada. Um dos primeiros sintomas é a perda da memória recente.

Com seu agravamento, vão surgindo outros: perda da memória de acontecimentos mais antigos, irritabilidade, falhas na linguagem e dificuldades em se orientar no tempo e no espaço.

O tratamento precoce é fundamental para o alívio dos sintomas e estabilização ou retardo do surgimento da doença. Ele é feito por meio de medicamentos. Pacientes com Alzheimer são atendidos por médicos geriatras, psiquiatras ou neurologistas especializados.

PREVENÇÃO

Embora não se saiba as causas da doença e ela seja incurável no momento, médicos acreditam que algumas práticas podem retardar ou até mesmo inibir o aparecimento do Alzheimer.

Uma delas é manter a mente ativa por meio de leituras, estudos e momentos para somente pensar. Também são muito válidos exercícios de aritmética e jogos que estimulem a inteligência.

Além disso, é bom ter uma vida social e praticar atividades em grupo, bem como manter bons hábitos e estilo de vida saudável, evitando bebidas alcoólicas, cigarro, praticar exercícios regularmente e ter alimentação equilibrada e regrada.