Fisioterapia Respiratória: o que é e como fazer

A fisioterapia respiratória consiste em técnicas e exercícios que servem para prevenir e tratar praticamente todas as doenças respiratórias, como bronquite, asma, tuberculose, entre outras.

Ela deve ser realizada com o acompanhamento de um profissional especializado nessa área e pode ser feita em casa, no trabalho, clínicas, hospital e até mesmo na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Essas atividades mobilizam os músculos respiratórios, melhoram a respiração, o fornecimento de oxigênio para o corpo todo e libera as vias respiratórias das secreções. Além disso, a fisioterapia respiratória diminui a falta de ar e a ansiedade.

Um dos exercícios consiste em ficar deitado em uma superfície inclinada, onde pernas e pés permanecem mais elevados do que o tronco, ajudando a eliminar secreções.

Outra técnica é ficar de pé, colocar as mãos à frente do corpo e, ao inspirar pelo nariz, abrir os braços horizontalmente. Em seguida, colocá-los novamente à frente do corpo enquanto expira o ar lentamente pela boca.

A pessoa também pode se sentar em uma cadeira e segurar uma bola ou bastão à frente do corpo. Ao inspirar, elevar a bola acima da cabeça. Depois, trazer os braços com a bola ao centro do corpo enquanto expira.

O ideal é repetir esses exercícios cerca de cinco a dez vezes. É importante fazê-los devagar, sem pressa. O fisioterapeuta pode recomendar as atividades mais adequadas ao paciente, de acordo com suas necessidades.