
21 de setembro é o Dia da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer é uma patologia crônico-degenerativa que tem atingido cada vez mais a população idosa e, geralmente, causa a deterioração cognitiva e de memória, comprometendo atividades comportamentais e psicológicas.
Nós do Abrigo Vó Tereza não poderíamos deixar passar essa data sem algo a dizer, pois temos aqui vários casos assim. Nossa conduta no tratamento psicológico para com nossas idosas consiste em proporcionar melhorias da qualidade de vida, da capacidade cognitiva, com ganhos para a memória em conhecimento, atenção, redução de sintomas depressivos e de ansiedade.
Pode-se ainda estimular as habilidades cognitivas preservadas, incentivar o convívio social e atividades de lazer, tão importantes, não só para as nossas idosas, como também para aqueles que são responsáveis pelo seu cuidado. Ao trabalhar esses dois âmbitos, idosa e família, temos uma ampla visão de todas as questões que permeiam a vida destas, a fim de criar estratégias importantes de atendimento.
Em um primeiro momento, através da família, podemos conhecer um pouco mais sobre aquela idosa, seu histórico de vida, preferências e teremos a maneira que ela pode e consegue se comunicar. É de extrema importância que familiares e cuidadores possam de alguma forma frequentar terapia, grupos de ajuda, para uma maior compreensão de todos os fatores que podem influenciar sua vida nesta nova condição.
Uma das maiores preocupações da psicologia é o adoecimento dos cuidadores e familiares, pois o que falta é informação sobre a doença. Os profissionais do Abrigo Vó Tereza estão sempre dispostos a esclarecer aos familiares qualquer tipo de dúvida em relação aos novos quadros clínicos de nossas idosas.
Mara Lígia S.Verri. Psicóloga (ILPI Abrigo Vó Tereza)