ALIMENTAÇÃO E SAÚDE CARDIOVASCULAR

Tudo o que comemos afeta diretamente nosso sistema cardíaco, tanto positiva como negativamente e falar de saúde cardíaca e não falar de alimentação é quase impossível.

Alimentos ricos em sódio, como muitos alimentos industrializados, embutidos e temperos prontos, colaboram para a elevação da pressão arterial e devem ser evitados, principalmente por indivíduos hipertensos, doença muito comum na terceira idade.

Os alimentos ricos em gorduras trans, como margarinas, biscoitos recheados, sorvetes de massa, e o EXCESSO do consumo de gorduras saturadas presentes em alimentos de origem animal, como carnes por exemplo, ajudam na elevação do colesterol LDL (tido como colesterol “ruim”), que aumentam os riscos de eventos cardiovasculares, como infartos por exemplo, que representam grande parte dos problemas cardíacos em idosos.

Para proteger o coração é preciso uma alimentação balanceada, rica em alimentos que são fontes de gorduras boas, como o ômega 3 e o azeite. Deve-se consumir antioxidantes e antiinflamatórios, como as catequinas, flavonoides e vitaminas A, C e E, presentes em frutas, verduras, legumes variados, no chocolate 70%.

O consumo de fibras também é importante, pelo menos de 25 a 30g ao dia. Um bom exemplo é a aveia, que é fonte de betaglucana, uma fibra que auxilia no controle do colesterol. Para os idosos, uma ótima ideia para a inclusão da aveia é no preparo de mingaus e no acréscimo às frutas, como mamão e banana, por exemplo.

Lembre-se: alimentar-se bem é um ato de amor com sua saúde!

Daniela Genaro Pulzatto Verdinasse

Nutricionista

3 respostas para “ALIMENTAÇÃO E SAÚDE CARDIOVASCULAR”

  1. At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

  2. I am a student of BAK College. The recent paper competition gave me a lot of headaches, and I checked a lot of information. Finally, after reading your article, it suddenly dawned on me that I can still have such an idea. grateful. But I still have some questions, hope you can help me.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *