
Nós envelhecemos involuntariamente com o passar dos anos. Nesse processo, ocorre a perda gradual das habilidades motoras e o organismo tem, pouco a pouco, sua estrutura enfraquecida.
A boa notícia é que existe uma maneira de controlar a perda de força e massa muscular, bem como produzir hormônios e oferecer mais flexibilidade ao corpo para as tarefas do cotidiano.
O segredo para ter um envelhecimento saudável é simples: se manter ativo, praticando execícios físicos.
Os benefícios das atividades físicas na terceira idade são inúmeros.
A densidade óssea muscular, por exemplo, é impactada de forma positiva, evitando a osteoporose e sarcopenia. Também é possível observar avanços expressivos na questão do equilíbrio.
A mobilidade, flexibilidade e velocidade dos movimentos aumentam, da mesma forma que os reflexos e sentidos ficam mais apurados.
Os exercícios na terceira idade ainda reduzem as chances de doenças cardiovasculares e pulmonares, auxilia no controle de hipertensão e diabetes, e tornam mais saudáveis as taxas de glicose, triglicerídeos e colesterol.
Manter-se ativo melhora o estado de humor, diminui o risco de ansiedade e depressão e ajuda nas noites de sono reparador.