10 hábitos para chegar aos 80 anos com saúde

Buscar a longevidade é algo importante, porém, não basta apenas ter muitos anos de vida. É preciso ter uma vida longa com qualidade. Por isso, separamos aqui 10 hábitos para você chegar bem aos 80 anos. Confira:

1 – Praticar exercícios pelo menos 3 vezes por semana

A prática regular de exercícios físicos é uma forma de retardar o envelhecimento e ajuda na prevenção das doenças comuns na terceira idade, como as cardíacas, diabetes e osteoporose.

2 – Dormir bem

Uma noite ruim de sono pode afetar o bom funcionamento do metabolismo e acelera o declínio cognitivo. São necessárias, pelo menos, oito horas de sono por dia para manter a saúde.

3 – Alimentação saudável

Prefira sempre alimentos mais saudáveis, como grãos, hortaliças e ricos em ômega 3. Eles ajudam a prevenir, entre outras coisas, a perda de memória, algo comum entre os idosos com o passar dos anos.

4 – Não fume e evite bebidas alcóolicas

Esses dois hábitos nocivos aumentam as chances de desenvolvimento de várias doenças: pressão alta, diabetes, problemas neurológicos e pulmonares. Para ter uma vida mais saudável e longeva, evitar o tabagismo é fundamental.

5 – Faça check-ups regularmente

O velho ditado é verdadeiro: prevenir é melhor do que remediar. É importante se manter atualizado sobre seu estado de saúde. O diagnóstico precoce de doenças reduz o tempo de tratamento e o torna menos incisivo.

6 – Fuja do estresse

O estresse desencadeia diversos problemas de saúde tanto físicos, quanto mentais, que aceleram o envelhecimento e provocam morte prematura. Por isso, é importante buscar atividades relaxantes, como a meditação.

7 – Mantenha a vacinação em dia

As vacinas são a melhor forma de prevenir doenças e ter uma vida longa. Fique atento à sua carteirinha, às campanhas de vacinação e quais vacinas são necessárias para sua idade. Preste atenção também ao calendário de vacinação da covid-19.

8 – Beba água

A água é muito importante para o nosso organismo. Ela regula a temperatura corporal, elimina toxinas e transporta nutrientes para as células do corpo. Além de beber água, é possível se manter hidratado por meio de alimentos saudáveis, como frutas.

9 – Tenha uma vida social ativa

A ciência aponta atualmente que a solidão e o isolamento colaboram para doenças físicas e mentais, entre elas, a depressão. Hoje, o contato com os amigos e familiares diminuiu, por conta das medidas contra a covid-19. Porém, é importante conversar com eles por outros meios, pelas redes sociais, WhatsApp e vídeo-chamadas, por exemplo.

10 – Tenha um propósito de vida

A ciência comprova que ter um motivo para acordar todos os dias é um grande passo para se ter uma vida longeva. Isso acontece porque quem tem um propósito de vida costuma ser mais feliz e ter maior controle sobre suas emoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *